A Missão de Deus na Bíblia – Jesus

A Missão de Deus na Bíblia – Jesus

Olá, pessoal!

Estamos quase chegando ao final desta série de posts sobre a Missão de Deus na Bíblia.
Já passamos pelo Antigo Testamento (leia os posts anteriores aqui) e agora vamos para o Novo Testamento.

Creio que pra gente é muito mais fácil identificar no Novo Testamento, as referências do plano de Deus de alcançar a todos, seja pela mensagem de Jesus como Salvador do mundo, pelo envio na Grande Comissão ou pelos acontecimentos do livro de Atos e da vida dos apóstolos.

O nascimento de Jesus, Sua vida, morte e ressurreição refletem a realização do plano de Deus. Todas as promessas em que já lemos em relação à salvação fluem até Jesus. Nele, toda a abrangência do plano de Deus se torna real e viva. E a partir dEle, a salvação chegaria (e chega!) até os confins da Terra.

Então, vamos ver aqui os versículos que demonstram o cumprimento do plano de Deus através de Jesus:

  • Em seu nascimento, quando os anjos O anunciam:
    “Mas o anjo lhes disse: ‘Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura’. De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: ‘Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor’.” Lucas 2.10-14
  • Quando Simeão conhece Jesus:

    “Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: ‘Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo’.” Lucas 2.25-32 

  • Quando reconhecido por João Batista:

    “Como está escrito no livro das palavras de Isaías, o profeta: ‘Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele. Todo vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas serão endireitadas e os caminhos acidentados, aplanados. E toda a humanidade verá a salvação de Deus’.” Lucas 3.3-6
    “No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: ‘Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!’” João 1.29

Também podemos ver nos ensinamentos de Jesus…

  • Os cristãos sendo o sal da terra e luz do mundo:

    “Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
    E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.
    Mateus 5.13-16

  • Na oração do Pai Nosso – que a vontade de Deus seja feita em toda a terra:
    ”…Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Mateus 5.13-16

  • O Reino de Deus será dado às nações:
    “Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.” Mateus 21.43

  • Pessoas de todos os lugares fazendo parte do Reino de Deus:
    “Pessoas virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e ocuparão os seus lugares à mesa no Reino de Deus.” Lucas 13.29

E também quando Jesus fala sobre a Grande Comissão, antes de subir aos Céus, estendendo a tarefa a todos nós, de proclamar a salvação em Deus, e reafirmando que fazemos parte do plano de Deus de alcançar todas as pessoas:
“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: ‘Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos’.” Mateus 28.18-20 

“E lhes disse: ‘Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia, e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas. Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto’.” Lucas 24.46-49

Em Jesus, somos alcançados pelo amor de Deus!
Em Jesus, somos justificados!
Em Jesus, somos salvos!
Aleluia!
E em Jesus somos enviados para participar da Missão!

Vamos falar sobre isso no nosso próximo post.
Até lá!

 

Qual seu texto preferido do Novo Testamento?
Compartilhe aqui pra outras pessoas lerem também….

Deixe uma resposta

Fechar Menu