A Missão de Deus na Bíblia –  Profetas

A Missão de Deus na Bíblia – Profetas

Olá, pessoal!

Continuando a falar sobre a Missão de Deus pela Bíblia (leia o post anterior aqui) hoje vamos ver os sinais do plano de Deus nos livros dos Profetas.

Vamos começar lembrando que lá com Abraão Deus escolheu e separou um povo específico para Se revelar a eles e para que esse povo refletisse quem Ele é (A Era dos Patriarcas). 
Mas com o passar do tempo, Israel se desviou dos caminhos do Senhor, esqueceu dos Seus mandamentos e se corrompeu.
Nesse tempo então, Deus levantou profetas com a função de chamar Israel para se voltar para Ele e para relembrar Seu povo de sua missão em ser exemplo e reflexo de Deus aos povos.

Sabemos que a desobediência de Israel levou ao exílio. E embora a gente não vá tratar aqui sobre o exílio e suas consequências para este povo (porque o assunto é muito amplo e esse não é o foco dessa série de textos), é interessante destacar que o povo de Israel que estava exilado em outras nações teve oportunidade de manifestar a glória de Deus e fazer o nome do Senhor conhecido entre esses povos (esse é um bom assunto pro blog!).

Voltando ao nosso tema, vamos demonstrar, como estamos fazendo até agora, as referências bíblicas sobre o plano de Deus para alcançar todos os povos da terra, agora nos livros dos Profetas:

Profetas pré-exílio: Obadias, Jonas, Naum, Joel, Amós, Oséias, Isaías, Miquéias, Sofonias e Habacuque.

Isaías 42.1,4 – “Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações… não mostrará fraqueza nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça sobre a terra. Em sua lei as ilhas porão sua esperança.”

Isaías 42.6,7 – “Eu, o Senhor, o chamei em retidão; segurarei firme a sua mão. Eu o guardarei e farei de você um mediador para o povo e uma luz para os gentios,
para abrir os olhos aos cegos, para libertar da prisão os cativos e para livrar do calabouço os que habitam na escuridão.


Isaías 49.6 – …ele diz: “É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra”.

Profetas do exílio: Jeremias, Ezequiel e Daniel.

Daniel 7:13,14 – “Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença. A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.”

Profetas pós-exílio: Ageu, Zacarias e Malaquias.

Zacarias 2:10-11 – “’Cante e alegre-se, ó cidade de Sião! Porque venho fazer de você a minha habitação’, declara o Senhor. “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e você reconhecerá que o Senhor dos Exércitos me enviou a você.’”

O Antigo Testamento é cheio de referências sobre Deus alcançando as nações, até com profecias da vinda do Messias no futuro e, na verdade, também tem muitos exemplos de Deus alcançando as nações e pessoas estrangeiras naquele tempo mesmo, através de pessoas específicas, do exílio de Israel, do bom testemunho dos reis, etc.
É um assunto bem abrangente e quem sabe voltaremos depois para explorar com mais atenção e tempo esse tema aqui em nosso blog. 😉

Por agora, acabamos de falar sobre a Missão de Deus no Antigo Testamento.
E no próximo post vamos falar sobre o Novo Testamento, principalmente sobre a Missão de Deus nas palavras de Jesus.

Qual livro do Antigo Testamento você mais gostou de ler?

Deixe uma resposta

Fechar Menu